quinta-feira, 28 de abril de 2011

Palavra Pastoral

Servindo a Deus ou aos homens?

Imprimir artigo Enviar este artigo para um amigo. 


Introdução: Estamos vivendo nos tempos finais, com certeza a cada dia que passa percebemos que o Senhor Jesus está voltando... alguns fatos que confirmam essa verdade, são: E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim" (Mateus 24:9-14). “ Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus;
parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente! II Tm 3: 1-5. Precisamos nos aprofundar no relacionamento sincero com o Senhor, pois isso que antecede a volta do Senhor já aconteceu no passado, o profeta Jeremias aqui no texto que lemos esta vivendo isso com o povo de Israel, ou seja os escolhidos de Deus para que Ele fosse apresentado à todas as Nações. Porem o povo se rebelou contra o Senhor e não vivia mais conforme sua vontade. Aqui vemos algumas expressões como:
Ler Jeremias 9:1-6 - Como podemos nos guardar dessas atitudes diante de um mundo mais rebelde e mais pecaminoso do que todas as outras gerações que já viveram na terra. Aqui o Senhor nos revela que existe uma maldição para aqueles que servem ao homem, esse serviço ao homem é independente de Deus, ou seja eu te sirvo independente do que Deus me ensina na sua Palavra. Como podemos nos livrar dos enganos do servir ao homem sem nos importarmos com a vontade de Deus? Devemos nos encher do Espirito Santo, andando com o Senhor e conhecendo cada vez mais a Sua Palavra. Para sermos sábios e cumprirmos o chamado de Deus em nossos dias, precisamos ser tratados no coração, porque tudo começa pelo coração. O coração é a porta de entrada e de saída do nosso ser. Mas precisamos ter revelação que o nosso coração também foi contaminado pelo pecado, podemos achar que estamos servindo a Deus verdadeiramente, mas de uma forma enganosa. O texto termina com um alerta de Deus quanto à corrupção em nossos corações, o Senhor nos revela que enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Mt 15: 18-20 Precisamos dar liberdade para o Senhor descortinar o nosso coração para nós mesmos... pois a vida do Homem amaldiçoado e do Homem abençoado são conseqüências das atitudes dos seus próprios corações. Como saber se verdadeiramente sirvo a Deus ou aos homens?
 Muito interessante:
Conseqüência de alguém que está servindo aos homens: 
Se torna independente (faz da carne mortal o seu braço). (vr 5,6)
Você responde a alguma autoridade de Deus? Você se submete a visão que Deus nos deu como igreja Água Viva São Bernardo? Na sua célula vocês são aliançados com o que Deus deseja para essa cidade? Quando você é indagado por alguma atitude contrária ao que cremos, você aceita e se arrepende? Deixamos de ser abençoados quando fazemos da carne mortal, o nosso braço, afastando assim o nosso coração do Senhor.
“Maldito o homem que confia no homem”, significa que o próprio homem é o seu senhor... O EGO foi despertado por Satanás no jardim do Éden para se tornar como Deus é. As conseqüências da independência em nós, se manifestará em solidão, ingratidão e infelicidade, ou seja viverei sempre vazio e entristecido.


Conseqüência de alguém que está servindo à Deus: 
Confiança e esperança. (vr 7,8) Onde está a sua confiança? Onde vc depositou a sua esperança?
De quem você depende? Dos irmãos da célula, da sua família, do seu trabalho, da sua igreja... do ministério de louvor, da pregação do pastor.... Em quem você confia piamente nessa vida que Deus tem te dado? Em pessoas ou em Deus!!! Se tem algo que o diabo não deixou de fazer é querer te convencer de que você não precisa de Deus, não precisa se relacionar com Ele, não precisa orar, não precisa estar na célula, não precisa depender de Deus. Não precisa congregar, ñ precisa vir no culto. Não precisa perdoar, ñ precisa dizimar. VOCÊ NÃO PRECISA OBEDECER A DEUS! 


Como deixar de servir à homens e servir à Deus intensamente?
Sendo sincero com o Senhor e se arrependendo do que está cheio o coração. (vr 9,10) 
A bênção ou a maldição vem por conseqüências de nossas atitudes(ações) e principalmente por nossas PALAVRAS. Pv 18:21 – A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.
É fato que o nosso coração é enganoso, porem o Senhor tem poder para esquadrinhar e provar todos os nossos pensamentos. Porem só serviremos à Deus intensamente se confessarmos com a nossa boca o que se encontra em nossos corações.


Por:Pr. Luiz Ferreira

" servir a Deus"

Muitas pessoas se dizem 'servas de Deus'. Entretanto, é necessário saber se o estamos servindo corretamente, senão nosso esforço será em vão. A Bíblia é rica em textos que nos ensinam como devemos servir ao Senhor dos Exércitos, e também nos mostra os benefícios que existem em fazermos isso da maneira certa.
1. Devemos servir a Deus somente de boa vontade - (Efésios 6:7) "Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens "
Há pessoas, inclusive nas igrejas, que sorriem mais para o patrão do que para Deus. Fazem de tudo para não desagradar a seu chefe, vizinho ou professor, mas que muitas vezes não tem toda essa perocupação com Deus. Se observarmos bem o versículo acima, veremos um tom de comparação entre o servir a Deus e o servir ao homem. Não há como fazer as coisas igualmente. Ou se serve um melhor ou o outro. Um dos dois será servido melhor. A questão é: a quem estamos servindo com mais empenho e afinco? As pessoas muitas vezes tem um cuidado sobrehumano com seu ambiente de trabalho. Não deixam nada fora do lugar e o mantém maravilhosamente limpo. Não há nada de errado nisso. A questão é saber se se comportam como todo esse zelo em relação à casa de Deus. Se não, algo está decididamente errado. Não posso ter mais cuidado com as coisas do mundo do que com as coisas de Deus. Se cuido bem de meu ambiente de trabalho, o que é meu dever, cuido ainda melhor do meu ambiente de culto.
2. Servir a Deus é servir ao próximo - (Mateus 10:43-44) "Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso servo; e qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos ".
O maior servo de Deus não veio para ser servido. O próprio Cristo afirmou isso. Ele na verdade serve. Se não nos sentimos bem servindo ao próximo, independente de preferências pessoais, certamente teremos dificuldades no céu. Sabe por quê? Porque aqui na terra costumamos julgar e escolher as pessoas com as quais queremos conviver. E no céu isso não será possível, porque lá quem escolhe quem entra e quem não entra é o Senhor dos Exércitos.
Servir ao próximo não é fingir gostar de quem não se gosta. Isso é hipocrisia. Servir é fazer o bem. Agir, independente de sentimentos. O amor bíblico é algo prático, e não abstrato como nos filmes românticos.
3. Devemos servir a Deus com o que temos - (Marcos 14:8) "Esta fez o que podia... "
Se você não sabe nadar, Deus não vai exigir que você se atire ao mar para ir pregar em uma ilha distante. Ou ele providencia um barco, ou faz você andar sobre as águas. Todas as pessoas sabem fazer alguma coisa nesta vida. Possuem algum tipo de talento. Seja cantar, costurar, cozinhar, pintar, decorar, pregar, dirigir um automóvel, enfim alguma coisa se sabe fazer. Davi só sabia fazer duas coisas: pastorear seu rebanho e atirar com uma funda. Muito bem, pois foi com isso que Deus o usou. Aleluia!
Então o que estamos fazendo para Deus? Como o estamos servindo com os nossos talentos? Precisamos entender que, se sabemos alguma coisa, é porque Deus quis assim. É ele quem dá os talentos. Dom vem de Deus. Ninguém é inútil ou completamente incompetente que não possa contribuir de alguma forma. Assim como também não podemos classificar atividades como mais ou menos nobres. Quem cozinha não é pior do que quem varre o templo. Todos são importantes à sua maneira para Deus.
4. Precisamos mostrar serviço - (I Coríntios 15:58) "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é em vão no Senhor "
Precisamos mostrar serviço para Deus, e não para os homens. O que temos feito para Deus? Ora, quem sabe pregar, pregue! Quem sabe cantar, cante! Quem não sabe ou não gosta de uma coisa ou de outra, procure alguma coisa em que se sinta bem fazendo. É perigoso enterrar os talentos. O grande problema é que sempre estamos esperando alguém nos mandar fazer as coisas. A questão é que Deus já mandou. Precisamos ter iniciativa em nossas vidas.
E só para complementar:
5. Há bênçãos prometidas para quem serve a Deus com alegria - (Êxodo 23:25)
6. Assim como também há o perigo de maldição quando fazemos a obra de qualquer jeito - (Jeremias 48:10)
7. Não se deve parar sem concluir a obra - (II Timóteo 4:7)
Pr Neto Curvina

terça-feira, 12 de abril de 2011

Um verdadeiro Adorador



Adorador é tudo o que eu sou
Adorador, assim Deus me formou
E quem poderá calar a voz de um coração?
Se eu subir aos céus, eu sei que lá estás
Se eu mergulhar no mais profundo mar
Nunca poderei me ausentar do Teu olhar
Tu és o Deus que me sonda
Tu és o Deus que me vê
Não tenho todas as respostas
Mas de uma coisa sei
Por toda a minha vida te adorarei


Adorar é o que sei
Adorar é o que sou
Nada pode calar um adorador
Não existem prisões
Que contenham a voz de quem te adora, oh Senhor
Se eu vencer
Se eu perder
Se eu subir
Se eu descer
Te adorar é o meu prazer
Minha força vem do Senhor
Nada pode calar um adorador 



Um verdadeiro adorador tem uma vida de testemunho que alegra ao Senhor:Muitas vezesQueremos ser adoradores de púlpito, não adoramos além da porta da igreja, que tal nessa noite mudarmos nossa visão de adoração e passar a sermos verdadeirosadoradores? Ficamos adorando a Deus como os Fariseus que faziam tudo para mostrar uma adoração que não tinham, oravam em pé nas sinagogas e nas esquinas a fim de serem vistos, em Mateus 6:5 está escrito “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.” Jesus queria que fizéssemos a diferença como adoradores, queria que realmente refletíssemos a Glória de Deus, que tal, nesse momento, você mudar o seu pensamento, e fazer também quando não está na igreja, aquela adoração linda que você faz aqui? Que tal sermos pessoas a honrar o nome santo de Deus? Deus te ama e quer mais de você.

Um verdadeiro adorador tem uma vida de oração: Quando falamos em adorar, falamos em nos humilharmos na presença do Senhor, mas muitas vezes queremos isso sem termos uma vida de oração, em João 16:23-24, está escrito:“Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo”. Quando Jesus fala nessa passagem, Ele coloca uma condição para pedirmos, essa condição é que peçamos em seu nome, muitas vezes oramos e nem mencionamos o nome de Jesus, mas queremos receber, a questão de mencionarmos esse nome é pelo fato de Jesus ser o único caminho e se você não estiver o adorando, prostrado aos seus pés, você não obterá êxito, por isso, um verdadeiro adorador precisa ter uma vida de adoração, devemos entregar a Deus tudo em nossas vidas, mas isso só é feito através da oração.