quinta-feira, 28 de abril de 2011

" servir a Deus"

Muitas pessoas se dizem 'servas de Deus'. Entretanto, é necessário saber se o estamos servindo corretamente, senão nosso esforço será em vão. A Bíblia é rica em textos que nos ensinam como devemos servir ao Senhor dos Exércitos, e também nos mostra os benefícios que existem em fazermos isso da maneira certa.
1. Devemos servir a Deus somente de boa vontade - (Efésios 6:7) "Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens "
Há pessoas, inclusive nas igrejas, que sorriem mais para o patrão do que para Deus. Fazem de tudo para não desagradar a seu chefe, vizinho ou professor, mas que muitas vezes não tem toda essa perocupação com Deus. Se observarmos bem o versículo acima, veremos um tom de comparação entre o servir a Deus e o servir ao homem. Não há como fazer as coisas igualmente. Ou se serve um melhor ou o outro. Um dos dois será servido melhor. A questão é: a quem estamos servindo com mais empenho e afinco? As pessoas muitas vezes tem um cuidado sobrehumano com seu ambiente de trabalho. Não deixam nada fora do lugar e o mantém maravilhosamente limpo. Não há nada de errado nisso. A questão é saber se se comportam como todo esse zelo em relação à casa de Deus. Se não, algo está decididamente errado. Não posso ter mais cuidado com as coisas do mundo do que com as coisas de Deus. Se cuido bem de meu ambiente de trabalho, o que é meu dever, cuido ainda melhor do meu ambiente de culto.
2. Servir a Deus é servir ao próximo - (Mateus 10:43-44) "Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso servo; e qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos ".
O maior servo de Deus não veio para ser servido. O próprio Cristo afirmou isso. Ele na verdade serve. Se não nos sentimos bem servindo ao próximo, independente de preferências pessoais, certamente teremos dificuldades no céu. Sabe por quê? Porque aqui na terra costumamos julgar e escolher as pessoas com as quais queremos conviver. E no céu isso não será possível, porque lá quem escolhe quem entra e quem não entra é o Senhor dos Exércitos.
Servir ao próximo não é fingir gostar de quem não se gosta. Isso é hipocrisia. Servir é fazer o bem. Agir, independente de sentimentos. O amor bíblico é algo prático, e não abstrato como nos filmes românticos.
3. Devemos servir a Deus com o que temos - (Marcos 14:8) "Esta fez o que podia... "
Se você não sabe nadar, Deus não vai exigir que você se atire ao mar para ir pregar em uma ilha distante. Ou ele providencia um barco, ou faz você andar sobre as águas. Todas as pessoas sabem fazer alguma coisa nesta vida. Possuem algum tipo de talento. Seja cantar, costurar, cozinhar, pintar, decorar, pregar, dirigir um automóvel, enfim alguma coisa se sabe fazer. Davi só sabia fazer duas coisas: pastorear seu rebanho e atirar com uma funda. Muito bem, pois foi com isso que Deus o usou. Aleluia!
Então o que estamos fazendo para Deus? Como o estamos servindo com os nossos talentos? Precisamos entender que, se sabemos alguma coisa, é porque Deus quis assim. É ele quem dá os talentos. Dom vem de Deus. Ninguém é inútil ou completamente incompetente que não possa contribuir de alguma forma. Assim como também não podemos classificar atividades como mais ou menos nobres. Quem cozinha não é pior do que quem varre o templo. Todos são importantes à sua maneira para Deus.
4. Precisamos mostrar serviço - (I Coríntios 15:58) "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é em vão no Senhor "
Precisamos mostrar serviço para Deus, e não para os homens. O que temos feito para Deus? Ora, quem sabe pregar, pregue! Quem sabe cantar, cante! Quem não sabe ou não gosta de uma coisa ou de outra, procure alguma coisa em que se sinta bem fazendo. É perigoso enterrar os talentos. O grande problema é que sempre estamos esperando alguém nos mandar fazer as coisas. A questão é que Deus já mandou. Precisamos ter iniciativa em nossas vidas.
E só para complementar:
5. Há bênçãos prometidas para quem serve a Deus com alegria - (Êxodo 23:25)
6. Assim como também há o perigo de maldição quando fazemos a obra de qualquer jeito - (Jeremias 48:10)
7. Não se deve parar sem concluir a obra - (II Timóteo 4:7)
Pr Neto Curvina

Nenhum comentário:

Postar um comentário